Gestão de Qualidade

LAES&HAES - Edição 229 - outubro|novembro 2017

por Maria Elizabete Mendes

 

Aprendizado x esquecimento organizacional: fonte de não-conformidades

 

Como as organizações criam, transferem e mantêm o conhecimento é uma das preocupações de gestores laboratoriais. A mudança nos laboratórios clínicos resulta de sua capacidade de aprender e de sua tendência de esquecer. Esta oscilação colabora para a ocorrência de não conformidades que impulsionam a buscar maiores níveis de segurança com a aplicação da gestão de riscos. A amplitude e a profundidade da aprendizagem organizacional relacionam-se à aquisição, distribuição, interpretação do conhecimento e memória organizacional. O aprendizado sustenta e melhora o desempenho da qualidade, demandando atenção e aprimoramento contínuo de todos. O desenvolvimento e a depreciação do conhecimento organizacional são processos simultâneos.

Contato:

m.mendes@hc.fm.usp.br

 

(Veja esse artigo na íntegra na revista LAES&HAES)