Gestão de Qualidade

LAES&HAES - Edição 238 - abril | maio 2019

por Maria Elizabete Mendes

 

Discutindo a efetividade de um sistema de gestão da qualidade no laboratório clínico

 

A prestação de serviços em Patologia Clínica bem-sucedida apoia-se em alguns conceitos fundamentais. Neste artigo, serão discutidos alguns deles. Indaga-se: o que seriam serviços de excelência na Medicina Laboratorial? Serviços de qualidade correspondem à entrega de informações e de laudos com resultados de exames confi áveis, que atendam às necessidades clínicas e os acordos comerciais estabelecidos, dentro do prazo combinado, a um custo acessível e sustentável.

Uma das bases de apoio do sistema de gestão da qualidade laboratorial são as pessoas que atuam no laboratório e sua competência. O time deve ser preparado técnica e emocionalmente para lidar na linha de frente com médicos, pacientes e familiares. Profissionais de laboratório clínico de alto rendimento geram bons resultados para o negócio porque se envolvem, vivenciam o seu cotidiano com paixão, comprometem-se com as melhores práticas, estabelecem vínculos de respeito e de confiança, têm prazer de aprender coisas novas todos os dias e ver o seu desempenho melhorar. Por isso, os programas de educação e de aprimoramento dos profissionais contribuem para que um novo patamar de serviço diferenciado seja mantido.

Contato:

m.mendes@hc.fm.usp.br

 

(Veja esse artigo na íntegra na revista LAES&HAES)