Edição 192- Sustentabilidade: um Modelo de Negócio a ser Alcançado

 

Périgo, D. M.

 

Resumo

Atualmente, Sustentabilidade tem sido um dos assuntos mais tratados nos meios de comunicação.  No entanto, ao mesmo tempo em que sua importância é cada vez mais reconhecida, percebe-se ainda uma clara falta de entendimento acerca da amplitude desse conceito. Embora comumente reconhecido como um conjunto de ações socioambientais, o termo Sustentabilidade refere-se também ao desenvolvimento de outras iniciativas, tais como as relacionadas ao público interno, à ética e à governança e ao relacionamento com os stakeholders, isto é, as partes interessadas. Assim, é necessário que as empresas entendam as implicações desse novo modelo de negócio, alinhando-o às estratégias da organização, de modo a obter resultados efetivos no longo prazo, capazes de fomentar a mudança cultural esperada. Neste contexto, o uso de metodologias referenciadas de diagnóstico, o envolvimento da alta direção e a priorização dos investimentos são alguns dos fatores que podem garantir o sucesso do modelo.

Palavras-Chave: Sustentabilidade, Estratégia, Stakeholders.

 

Summary

Nowadays, Sustainability has been one of the trend topics at communication media. Although its importance has been increasingly recognized for the past few years, there’s still a lack of awareness regarding the whole meaning of the concept. Sustainability has a clear relationship with social and environmental initiatives, however, it’s important to emphasize that it also includes employees’ involvement, ethics and governance and stakeholders engagement. Understanding the implications of this business model and aligning these initiatives to the corporation’s strategic planning can render effective results in a long-term period and also promote an organizational cultural change, which might follow the process. In this context, use of reference methodologies of gap analysis, commitment of the executive board and prioritization of resources are some of the issues which can ensure the success of this model.

Key Words: Sustainability, Strategy, Stakeholders.

 

Endereço para correspondência:

Daniel Marques Périgo

Av. General Valdomiro de Lima, 508 - Jabaquara

04344-903 - São Paulo/SP

e-mail: daniel.perigo@fleury.com.br

 

(Veja esse artigo na íntegra na revista LAES&HAES)